Emenda de R$ 1,8 milhões de Augusto Coutinho viabiliza cirurgias em Olinda

Fruto de uma emenda do deputado federal Augusto Coutinho no valor de R$ 1,8 milhão, o Hospital Tricentenário de Olinda, realizou no dia 9 de maio a primeira cirurgia por vídeo da instituição. Esta emenda viabilizou um convênio de cooperação entre o Hospital e a Prefeitura da cidade, através do qual serão realizados, por mês, 50 procedimentos cirúrgicos. Isso resultará em acréscimo de 600 operações por ano, beneficiando pacientes que há meses esperam para serem atendidos.
“Soube que o paciente era um morador de Olinda que sofria de cálculos na vesícula. É muito gratificante ver que o trabalho que fazemos em Brasília, nossa luta para trazer recursos para Pernambuco, tem dado resultados positivos. Mais feliz ainda quando esses recursos suprem uma área tão carente de atenção, que é a saúde pública”, disse o deputado Augusto Coutinho.
Os valores foram pleiteados em 2017 pelo parlamentar junto ao Ministério da Saúde e liberados no final de 2018. Já o convênio foi firmado em março deste ano. Entre 2016 e 2017 o Hospital Tricentenário chegou a suspender todos os procedimentos operatórios por falta de verba.
A videolaparoscopia é considerada uma cirurgia minimamente invasiva e, geralmente, com menor duração. Neste primeiro momento o Hospital irá realizar operações de vesícula, mas até a metade do ano devem ter início as cirurgias ginecológicas, principalmente em caso de mulheres que sofrem com endometriose.