Augusto Coutinho é homenageado pela Câmara do Recife

O deputado federal Augusto Coutinho (Solidariedade) foi condecorado com uma das mais altas honrarias da capital pernambucana, a Medalha de Mérito José Mariano. Esta homenagem é conferida pela Câmara Municipal do Recife, tendo a indicação partindo do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB).

A cerimônia de entrega da condecoração aconteceu no dia 11 de dezembro de 2019, na sede do legislativo recifense. Estiveram presentes políticos tradicionais e personalidades da sociedade pernambucana.

“Foi uma grande honra ser indicado para esta medalha. Uma premiação que diz muito sobre o meu compromisso com a cidade do Recife, mas também reforça minha responsabilidade enquanto político. Fui vereador do Recife por dois mandatos e hoje na Câmara Federal sigo dedicando atenção especial à capital pernambucana”, disse Augusto Coutinho.

Histórico com o Recife

Augusto Coutinho foi vereador do Recife por duas legislaturas (1993 a 1998). Neste meio tempo atuou como secretário municipal na gestão Jarbas Vasconcelos e estadual na gestão Roberto Magalhães.

Em 1998 se elegeu deputado estadual, permanecendo na Assembleia Legislativa até 2010.

Dentro do legislativo estadual, Coutinho trabalhou na construção de matérias importantes para o estado. Na lista estão, por exemplo, a Lei das Praias, que delimita espaço de segurança para os banhistas; a Lei de Manutenções Prediais, que serviu de modelo para criação do Projeto de Lei de Manutenções Prediais do Brasil, hoje em discussão no Congresso.

Atualmente Augusto Coutinho está na Câmara Federal, tendo sido indicado para assumir a liderança Solidariedade, partido que ajudou a fundar, na Casa. Ele também é um dos coordenadores da Bancada de Pernambuco.

No Congresso, Coutinho foi relator de uma das matérias de maior peso aprovadas em 2019 pela Câmara Federal. Trata-se da Nova Lei de Licitações, que estabelece marcos nos processos de contratações públicas. Coutinho tem se destacado, ainda, na defesa de temas como a adoção. Ele foi autor da Nova Lei da Adoção e é propositor da Lei da Busca Ativa.

Essa atuação rendeu forte projeção nacional ao deputado recifense

Ainda em 2019, Augusto Coutinho figurou em dois dos principais rankings que medem a influência parlamentar no país. No primeiro semestre ele foi eleito um dos Cabeças do Congresso pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e no segundo semestre integrou a lista Elite Parlamentar da Arko Advice.